segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia Mundial sem Compras - 24 de Novembro

Evidente que a mídia não divulgou sobre esse movimento,afinal ele é totalmente avesso aos propósitos que sustentam nossa economia: o consumo. É certo que, por vivermos num sistema capitalista, tudo depende do quanto se consome, do quanto é produzido. A idéia não é ser contra o sistema econômico, mas levantar um questionamento sobre o consumo desnecessário e inconsciente.
Nossos dias são invadidos por milhares de informações e imagens que nos levam a consumir sem ao menos percebermos, compramos desenfreadamente e só nos damos conta do desnecessário ao chegarmos em casa ou quando recebemos a fatura do cartão de crédito. Afinal, compramos por necessidade real ou por impulso? A compra por impulso pode ser uma compensação de algo que nos falta emocionalmente?
A idéia é que as pessoas experimentem a sensação de não se deixar levar pelo apelo de adquirir coisas pelo "prazer" de gastar dinheiro: eliminar o hábito de consumir. Só assim dá pra perceber que é possível viver (e muito bem) sem gastar. Ou não gastar tanto.
O Instituto Akatu, sediado em São Paulo, dissemina os conceitos de reciclagem e preciclagem, que é a preocupação do consumidor em diminuir a produção dos resíduos logo no ato da compra, optando por produtos biodegradáveis ou recicláveis. Para a instituição, o mais importante é conscientizar e educar as pessoas de que elas são os personagens principais na construção da sustentabilidade. Em artigo escrito para o Planeta Sustentável, Hélio Mattar, presidente do Akatu, explica bem isso: "Está nas mãos dos consumidores o poder de definir as suas necessidades, de decidir consumir apenas o que realmente necessitam e, com isso, controlar o quanto gastamos de recursos da natureza. Se gastamos mais do que a natureza consegue repor, geramos uma série de problemas. Se gastamos menos, permitimos que nossos filhos e netos também possam atender às suas necessidades".
Vale a pena parar para pensar!!! Vale a pena tentar!!!

Um comentário:

  1. Muito bem sandrinha preocupada com a natureza, parabens pelo blog tá xique no ultimo, Fernando Pessoa , Drummond , só poeta bichão beijão pra você.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...