quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Temos que fazer a nossa parte


Precisamos fazer o que tem que ser feito, se quisermos um resultado melhor para o planeta no futuro, precisamos repensar o que estamos fazendo hoje.
Há um mês atrás falei aqui no blog sobre a COP15 - Conferência sobre Mudança Climática - que reuniu lideres mundiais e ambientalistas do mundo todo em Kopenhagen e lembro que uma das referências que fiz no texto era sobre a esperança de se ter melhores resultados que os obtidos na assinatura do Protocolo de Kyoto quando os principais países emissores de gás carbônico, simplesmente se recusaram a assiná-lo exatamente porque comprometeria questões econômicas, porém a história se repetiu e nada de promissor foi acordado.
É mais que urgente essa questão do meio ambiente, pelo que se vê nessas conferências há uma grande preocupação com o futuro do planeta, porém as questões econômicas sempre são priorizadas e por isso  ficamos à mercê do que poderá acontecer à vida no Planeta.
Não há dúvida de que devemos cobrar as lideranças, de que devemos exigir mudanças macro, porém as nossas atitudes e tomada de consciência somadas também farão muita diferença.
Sou fã do programa "Um pé de que?", apresentado por Regina Casé, na TV Futura e já trouxe aqui para o blog algumas matérias, um dia desses foi divulgado um projeto que eu ainda não conhecia que é o click árvore, cujo objetivo é reflorestar a Mata Atlântica que hoje possui apenas 7% de mata nativa. Desde que começou o projeto, já foram doadas quase 24 milhões de mudas em nove anos de existência, isso mesmo!
Quando comentei sobre a soma das nossas ações que podem fazer a diferença eu me referia exatamente a isso, imaginem se ao plantar a primeira árvore o idealizador desistisse por acreditar que seria impossivel chegar ao primeiro milhão?
O projeto funciona da seguinte forma, as árvores são plantadas por você ao acessar o site http://www.clickarvore.com.br/ . São duas formas principais de plantar uma árvore virtualmente, a primeira é gratuita e os patrocinadores pagam a muda para que ela seja plantada em seu nome e a segunda é paga por você que patrocina sua própria floresta, o projeto é tão bem elaborado que é possível saber onde foi plantada e em que lugar da fazenda ela se encontra, são várias fazendas espalhadas pelo Brasil.
Além de ações como essas, as nossas também são de extrema importância: reciclar, reaproveitar, fazer uso racional e consciente da água, enfim, precisamos colocar em prática tudo o que já ouvimos e que ainda não nos conscientizamos por completo. É início de ano, vamos nos comprometer em mudar nossos hábitos, vamos nos comprometer com a vida maior que é a do nosso Planeta!
É hora de arregaçarmos as mangas, de fazermos nossa parte e exigirmos que os outros façam a deles, não adianta nos esquivarmos da responsabilidade, somos todos responsáveis, sim!
É tempo de mudança! É tempo de viver!!!

Pensemos, seriamente, nisso!!!

Beijos carinhosos! Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...