segunda-feira, 10 de maio de 2010

Exercite a paciência!



No livro "O caminho da tranquilidade", escrito pelo Dalai Lama, há uma infinidade de ensinamentos próprios de quem tem a paz, a serenidade e a sabedoria dentro de si.

Tenho me referido a essa busca pela serenidade e tranquilidade com uma certa frequencia aqui no blog porque particularmente considero esse o caminho para o crescimento e dessa forma plenificarmos a vida.

Num trecho desse livro, ele diz:

"A prática da paciência traz uma estabilidade emocional que não só nos faz mais fortes mental e espiritualmente, como mais saudáveis fisicamente. Sem dúvida, atribuo a boa saúde de que desfruto a uma mente em geral calma e serena. Entretanto, o benefício mais importante da paciência consite em sua ação como um antídoto poderoso ao mal da raiva, a maior ameaça à nossa paz interior e, consequentemente, à nossa felicidade. A paciência é o melhor recurso de que dispomos para defendermos inteiramente dos efeitos destrutivos da raiva. (...) Só a proteção interior do autocontrole paciente evita que experimentemos o tumulto das emoções e pensamentos negativos."

O autocontrole é algo que devemos cultivar, através dele poderemos entender a nós mesmos, saberemos o momento exato de parar ou seguir. Nem sempre se tem a noção exata do que acontece e por causa disso nos iramos desnecessária e irracionalmente, é como se simplesmente naqueles segundos de descontrole esquecessemos que somos seres dotados de inteligência e capazes de discernir o que é de fato bom para nós mesmos.


A vida tem o seu tempo determinado e isso passa muito depressa, por isso é importante que vivamos da melhor maneira possível, sem negligenciar o que deve ser priorizado.


Viver (plenamente) enquanto há tempo! Porque é TEMPO DE VIVER!


Pensemos nisso!!!






Um comentário:

  1. Sandra,

    Exercitar a paciência é uma virtude de manter o controle emocional. O mundo hoje propicia-nos todas as condições para ficarmos sempre muito ativados. É a crise econômica, ameaçando-nos com o desemprego, com o rebaixamento salarial ou com a volta da inflação, consumindo nosso poder de compra. É desafio da competição, que exige cada vez mais, sob a ameaça de sermos substituídos ou passados para trás por aqueles que se atualizarem mais ou termos nossos empregos exportados. Cria-se a obsessão ao trabalho.

    BJO!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...