sábado, 6 de março de 2010

Indignação

O fato:
Três rapazes agridem um senhor, que estava indo a caminho do trabalho em sua bicicleta, com um tapete de carro. A força do impacto leva o homem a se desequilibrar e cair no chão, como se não bastasse, ainda teriam gritado "ô nego". O absurdo dessa história de violência gratuita, pasmem, ainda tem um agravante.

O agravante maior:
Eles eram estudantes de Medicina.

Esse triste episódio, aconteceu em Ribeirão Preto-SP, e felizmente teve consequencias para os agressores: foram expulsos curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá e estão respondendo a um processo de agressão e racismo.

Mas o ponto da indignação está na questão da violência gratuita, do prazer em ver o outro sofrer, da suposta e pseudo superioridade que o uns sentem ter sobre os outros. O que faz alguem acreditar que pode ter o direito de agredir um semelhante por qualquer motivo que seja, e sem motivo então? Afinal, quais são os valores que predominam em nossa sociedade? Infelizmente o que parece estar na pauta do dia é que o TER está prevalecendo sobre o SER.

Nesse caso especificamente também vale ressaltar, o que dizer desses três jovens, que optaram pela Medicina, sem nenhuma consciência do mínimo que se espera de um ser humano: o respeito. Como alguem pode querer seguir uma carreira que privilegia acima de tudo a vida humana, se pratica um ato tão indigno, tão cruel pelo simples prazer de agredir? Que médicos estão se formando nas Faculdades de Medicina, parodiando o filme, será que estão sendo formados médicos ou monstros? Médicos que se dedicarão a vida de seus pacientes ou ao dinheiro que a promissora carreira pode oferecer?





2 comentários:

  1. Oi Sandra, que cantinho agradável o seu!
    Virei mais vezes, realmente isso que relatou é um absurdo, somos seres humanos ou monstros?
    Um beijo da Ju ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua visita ao meu blog,como retribuição resolvi fazer o mesmo e acabei me deparando com um blog lindo e com uma proposta incrível: reflexão! Desde a sua imaem do layout até os seus posts...amei tudo! Tomei a liberdade de adicionar o seu link aos meus favoritos no blog, se quiser fazer o mesmo fique à vontade. Voltarei aqui sempre que surgir a oportunidade e tenho certeza de que não me arrependerei! beijos em seu coração e tenha uma ótima semana!
    Fique à vontade de pegar o meu Award,você merece!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...