quarta-feira, 17 de março de 2010

Respeito à vida

"O número de bilionários no mundo subiu de 793 no ano passado para 1.011, segundo a Forbes, mas ainda abaixo dos 1.125 contabilizados em 2008. " ( Folha Online )

Fiquei impressionadissima com essa notícia: entre bilhões de pessoas no planeta, apenas 1.011 são detentoras de cifras acima de 1 bilhão de dólares. Como imaginar que em poucas mãos se concentra tanto dinheiro e quantas mil pessoas passam fome e morrem pelo mundo? A desproporção dos poucos que concentram muita renda e dos muitos que tentam sobreviver com pouquissimo parece crescer a cada dia.

Numa declaração primorosa sobre esse triste cenário mundial, Frei Betto disse o seguinte:  “Quase cem mil mortes diárias no planeta se devem à fome. Dentre elas, 30 mil são de crianças com menos de cinco anos. Mais do que três torres gêmeas por dia que se desmoronam em silêncio, sem que ninguém chore ou construa monumentos”,

Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo, um bilhão de pessoas passando fome, 30 mil crianças morrem de fome a cada dia, 15 milhões a cada ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo. A cada dia 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo. O Brasil é o 9º país com o maior numero de pessoas com fome, tem 15 milhões de crianças desnutridas. 45% de suas crianças, menores de cinco anos sofrem de anemia crônica.

Essas são algumas das estatísticas da fome que o mundo se acostumou a acompanhar de tempos em tempos, ultimamente temos visto os acontecimentos pela tela da tevê com tanto ceticismo e indiferença que uma noticia como essa, de milhares de pessoas morrendo de fome por dia, para alguns pode até parecer ficção ou exagero, mas isso não pode ser ignorado e não podemos de forma alguma nos acostumarmos com absurdos inaceitáveis como esse, não podemos nos acomodar e nem cruzar os braços, são nossos irmãos!

Exemplos como o da Pastoral do Menor, da nossa saudosa e querida Zilda Arns que empenhou anos de sua vida a lutar contra esse mal que assola o mundo, devem ser amplamente seguidos e espalhados para que ações como essa surtam cada vez mais resultados, a fim de que um dia a fome possa ser erradicada de vez.

A vida não pode esperar!


http://www.chamadacontrapobreza.org.br/objetivos
http://www.pastoraldomenornacional.org/quem_somos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...