sexta-feira, 20 de junho de 2014




“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.”

(Cora Coralina)




"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um pão.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas."

(Provérbio Chinês)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória.




"A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória."

Estava pensando nessa frase esses dias que é praticamente uma lei universal de causa e efeito. Isso é fato e ponto. 

Para muitos isso é o justo, afinal tudo passa a ser o resultado do que se fez; seja para o bem ou para o mal, o resultado baseado naquilo que você 'plantou'.

Para mim, o 'plantou terá que colher' era o certo, porém esses dias analisando uma situação do cotidiano, mudei essa minha maneira de pensar.

Por que mudei minha maneira de encarar essa frase?

Pensei nas inúmeras pessoas para quem a vida nem sempre sorriu. Aquelas pessoas que não tiveram um lar estruturado, sadio e tranquilo e por isso tornaram-se desequilibradas e/ou descompensadas emocionalmente. Nas inúmeras pessoas que não tiveram a chance de frequentar uma boa escola, e não conseguiram ter um satisfatório desenvolvimento intelectual e consequentemente não puderam ter boas oportunidades de desenvolvimento profissional. Enfim, das pessoas que vivem num ciclo vicioso sem fim e que dificilmente sairão desse 'buraco negro', dessa condição desfavorável. 

Então, seria justo achar que a colheita é mais que merecida, nesses casos?

Claro que isso são só conjecturas. A ideia é só deixar um pequeno recado para que através desse olhar possamos ter compaixão daqueles que nem sempre tiveram e talvez nem venham ter as boas chances que tivemos.

Que sempre tenhamos a clareza de percebermos, que nem sempre é justo acharmos que toda colheita é merecida, embora ela seja obrigatória.

Beijos e boa semana a todos!!!

sábado, 7 de junho de 2014


 
" O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre."

(Adélia Prado)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...