segunda-feira, 9 de junho de 2014

A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória.




"A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória."

Estava pensando nessa frase esses dias que é praticamente uma lei universal de causa e efeito. Isso é fato e ponto. 

Para muitos isso é o justo, afinal tudo passa a ser o resultado do que se fez; seja para o bem ou para o mal, o resultado baseado naquilo que você 'plantou'.

Para mim, o 'plantou terá que colher' era o certo, porém esses dias analisando uma situação do cotidiano, mudei essa minha maneira de pensar.

Por que mudei minha maneira de encarar essa frase?

Pensei nas inúmeras pessoas para quem a vida nem sempre sorriu. Aquelas pessoas que não tiveram um lar estruturado, sadio e tranquilo e por isso tornaram-se desequilibradas e/ou descompensadas emocionalmente. Nas inúmeras pessoas que não tiveram a chance de frequentar uma boa escola, e não conseguiram ter um satisfatório desenvolvimento intelectual e consequentemente não puderam ter boas oportunidades de desenvolvimento profissional. Enfim, das pessoas que vivem num ciclo vicioso sem fim e que dificilmente sairão desse 'buraco negro', dessa condição desfavorável. 

Então, seria justo achar que a colheita é mais que merecida, nesses casos?

Claro que isso são só conjecturas. A ideia é só deixar um pequeno recado para que através desse olhar possamos ter compaixão daqueles que nem sempre tiveram e talvez nem venham ter as boas chances que tivemos.

Que sempre tenhamos a clareza de percebermos, que nem sempre é justo acharmos que toda colheita é merecida, embora ela seja obrigatória.

Beijos e boa semana a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...