sábado, 20 de setembro de 2014

Dia da Gentileza Urbana




Confesso que me surpreendi quando vi um anúncio falando sobre o dia 17 de Setembro, que passará a ser comemorado/lembrado como o dia da "Gentileza Urbana", na cidade de São Paulo.

Surpresa, por quê?

Não sei se surpresa é a única palavra que define o que senti, provavelmente não! Mas a surpresa por perceber que há a necessidade de que lembremos sobre uma data que nem precisaria existir, caso as pessoas fossem naturalmente gentis, caso as pessoas tivessem paciência de esperar, caso as pessoas deixassem o assento para os idosos, caso as pessoas não deixassem a sujeira do seu cão na rua, caso as pessoas pedissem licença quando fossem passar, caso as pessoas não esquecessem de que o outro é igual a ela e que também merecem respeito...

Se precisamos de uma data para lembrar sobre a gentileza, é porque ela está faltando por ai! E que triste perceber que isso é verdade, mas parece que o problema é bem mais grave do que imagino. Desde que me mudei para São Paulo, sinto isso a todo momento e em todos os lugares: metrôs, ônibus, ruas, calçadas... As pessoas simplesmente se desrespeitam. É realmente triste constatar que isso é verdade e que uma data como essa realmente seja necessário. Estranho saber que precisamos lembrar as pessoas sobre o significado da gentileza.





No Metrô também existe uma campanha que fala sobre gentileza: "Espalhe respeito". Pois uma das maiores concentrações de gestos nada gentis, encontra-se num vagão/estação do Metrô. Principalmente no horário do rush. É realmente lamentável! Embora eu seja uma privilegiada, pois só preciso me locomover apenas uma estação do meu trabalho para casa e vice-versa, ainda assim, consigo sentir o efeito da falta de gentileza; tanto isso é verdade que essa campanha foi criada pela companhia metroviária.

Espero que não nos tornemos alheios ao nosso próximo por falta de gentileza e que ações como essas possam surtir efeito no dia a dia. Que as pessoas possam perceber que com a gentileza a vida pode ser muito melhor!


Um comentário:

  1. Oi Sandrinha. Pelo jeito a falta de gentileza está maior aí em São Paulo, porque aqui nem tomei conhecimento.
    De que cidade você é? Olha, eu sou de Campinas, nasci e sempre morei aqui. Nas minhas viagens que tenho feito, percebo que quanto maior a cidade (existe algumas exceções), maior o estresse e com isso a falta de gentileza da população.
    Legal que tenham pensado nisso, não custa nada dar um alerta geral, não é mesmo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...