segunda-feira, 23 de abril de 2012

Encontro com a Arteterapia



 Desde que comecei a blogar, acompanho o trabalho da Eloisa Floriano Fasulo, pelo blog "Arteterapia". Por considerar o trabalho dela extremamente belo e de uma sensibilidade ímpar, pedi que ela escrevesse ao TEMPO DE VIVER falando sobre essa grande arte de viver, que ela transmite aos seus alunos.

Por causa da admiração por este lindo e abençoado trabalho, resolvi falar disso, que para mim, é a própria expressão do amor. Pedi a ela, que me enviasse um texto sobre a sua profissão e ela gentilmente me atendeu.

Ela contou-me através de seu texto que já trabalhava há anos como professora, quando conheceu uma psicóloga que lhe falou sobre a arteterapia, nessa época já cursava a faculdade de Artes.
Seu primeiro contato com a Arteterapia foi através de um curso ministrado por essa psicóloga, a partir daí começou a pesquisar sobre o assunto e decidiu-se, então, trabalhar nessa área e o faz desde 1988.

A definição do trabalho, vem das palavras de Eloísa:

"A arte é a expressão das emoções,dos sentimentos.
A arteterapia busca resgatar o criativo do indivíduo, procurando manter a psique saudável e estimular a autonomia e a transformação interna, para a reconstrução do ser.
Utiliza recursos artísticos para que conteúdos internos sejam projetados.”Fazer arte” possibilita o autoconhecimento, a resolução de conflitos pessoais.
O arte terapeuta não interpreta o trabalho artístico, porém dá ao cliente ferramentas para que ele mesmo possa achar o significado do seu trabalho.
Hoje, mais de vinte anos depois, a arteterapia vem sendo aplicada com sucesso em clínicas de reabilitação de saúde mental e física, hospitais, empresas e escolas.


“A arteterapia traz a possibilidade de nos conhecermos, de trilhar um caminho de autoconhecimento, proporcionando uma maneira mais consciente de atuar no mundo, de sermos pessoas mais integradas e centradas.”

(Alessandra Helene Furtado)

Blog :http://arteinfantil-elartes.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Sandra,muito obrigada pelo carinho.
    Também adoro passar por aqui.Seu blog é inspirador.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. poxa adorei este blog..parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...