domingo, 26 de fevereiro de 2012

“Carta aos pais – O que as crianças diriam se soubessem como dizer.” - Bianca Panini

                                              Foto: Google - autor não identificado



Conheci o blog da Psicóloga Bianca Panini, e encontrei um trabalho importantíssimo que trata de situações comportamentais de pais e filhos. Resolvi, com a devida autorização dela, divulgar este texto tão necessário aos pais de nossos dias, que muitas vezes, parecem um tanto desnorteados na educação de seus pequenos.

Visitem o blog: http://psicologiacriancas.blogspot.com/

"Quero dizer que preciso de vocês, do seu amor, atenção, carinho e afeto.Preciso também do seu limite, pois tenho que saber até onde posso ir. Não tenho condições de decidir sozinho, então não me perguntem se eu quero fazer a lição de casa, mande-me fazer, sempre no mesmo horário pra que eu entenda a importância da rotina.

Não me pergunte se quero almoçar, tomar banho, ir para a escola porque eu não posso ainda dizer o que quero ou não quero, eu preciso que vocês me digam o que é certo fazer.

Eu sei que vocês não sabem tudo, mas sabem muito mais do que eu, pois já viveram bastante. Confiem na autoridade que vocês tem para falar comigo. Quando vocês falam com autoridade e AMOR eu gosto de respeitar vocês. Quando vocês dizem que não sabem o que fazer comigo porque não estou me comportando bem, eu também não sei o que fazer, se vocês não sabem, eu fico com um pouco de medo e continuo me comportando mal, até vocês me colocarem “na linha”. Eu PRECISO andar “na linha”, eu me sinto mais seguro e assim fico mais feliz. Eu não vou ficar revoltado nem traumatizado quando vocês me disserem “não”. 

Na verdade vocês estão me ensinando que na vida a gente não pode ter tudo o que quer a toda hora. Eu posso até chorar, e chorar bastante porque é o jeito que eu tenho pra dizer que estou chateado, mas por favor, não se assustem com o meu choro, ele logo passa, principalmente se vocês não se desesperarem com isso.Fiquem firmes que já já eu paro de chorar e esqueço.

Não digam pra mim que não tenho jeito, que sou difícil, que sou mal educado (a), terrível, porque essas palavras vão entrar no meu coração e começar a se tornar verdade na minha vida. A palavra de uma mãe e de um pai tem um peso muito grande na vida dos filhos. Eu vou acreditar em tudo que vocês disserem. Vocês podem me abençoar com as suas palavras e valorizar aquilo em que eu já sou bom (boa). Pensem, que elogios vocês podem me dar? Os elogios verdadeiros também entram no meu coração e se tornam mais firmes ainda, fazendo eu querer ser cada vez melhor.

Não precisa me encher de brinquedos achando que assim vou ficar mais feliz. Eu gosto de brinquedos, é bom ganha-los, mas gosto muito mais das brincadeiras que fazemos juntos, essas eu nunca vou esquecer. E principalmente queridos, nunca vou esquecer do amor que vocês me derem. Vou aprender que amar significa também dizer “não”, ensinar, disciplinar, respeitar, dar carinho e tantas outras coisas.


Mãe e pai, meus parabéns por terem tanta paciência comigo. Pensem bem, seria bem mais fácil dar o que eu quero pra eu parar de chorar, do que me fazer entender que eu tenho que esperar pelas coisas e assim aguentarem meu choro e minha birra. Desse jeito vocês estão pensando no meu futuro e na pessoa maravilhosa que posso ser. É muito amor não é mesmo?

Obrigado por tudo. Seu filho. Sua filha."


Dra Bianca Panini Carvalho Costa
Psicóloga CRP 03/03473

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...