quarta-feira, 30 de outubro de 2013




 Foto: Google


"Somos o que fazemos. Mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”

(Eduardo Galeano)

Nem sempre 80






Hoje estava conversando com uma amiga do trabalho, em nosso horário de almoço, e comentamos sobre o comportamento de algumas pessoas que vivem sempre na expectativa de conseguir apenas o máximo da vida. Para elas não existe a expressão 8 ou 80, como se diz no dito popular, para elas é sempre 80. Em nossas conjecturas sobre a vida, analisávamos o quanto esse tipo de comportamento é prejudicial à pessoa, afinal se somente o máximo da vida lhe traz alegrias - e bem sabemos que a vida não é feita de 'máximos' - as frustrações acabam sendo sua constante companhia.

Acredito que devemos sim, buscar o melhor para nossas vidas, mas isso não deve significar de modo algum uma condição para atingirmos a satisfação e/ou a felicidade. Não estou condenando quem almeja algo mais, acho isso saudável enquanto crescimento pessoal e as pessoas precisam evoluir sim, mas não só materialmente. Muito do que vemos hoje, na sociedade do 'ter' preterindo o 'ser', é um exército de pessoas frustradas e revoltadas que acreditam que possuir algo material é não só status de sucesso, mas garantia de felicidade. E isso, é sinceramente muito triste, e a meu ver, também preocupante.

Cuidemo-nos para não sermos atingidos por essa 'pseudo felicidade'. Estejamos sempre atentos às pequenas coisas que nos são proporcionadas todos os dias. Lembremo-nos que a vida nem sempre é feita apenas de 80's, mas que os 8´s virão e que não há mal nenhum nisso. Precisamos entender e aceitar que a vida é feita de todos os momentos que temos e por isso, devemos vivê-los da maneira mais sábia possível.

Vivamos o momento presente. Aproveitemos plenamente o nosso tempo de viver!

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil




Desde 2002, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, veicula a campanha 'Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil', nas datas próximas às Copas do Mundo. O movimento começou 29 de outubro (ontem) e vai até a Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Vários brasileiros famosos aparecerão em campanhas publicitárias para falar sobre esse problema social a ser enfrentado por vários países, inclusive pelo Brasil.

O nosso cartunista mais famoso, Maurício de Souza, desenhou uma história sobre o trabalho infantil  intitulado ' Toda criança quer ser criança', nesse endereço aqui. Vale a pena ver e inclusive acessar o site da OIT e conhecer.


terça-feira, 22 de outubro de 2013





Tenho escrito algumas coisas aqui, e acho que vou dar a impressão que estou ouvindo conversas alheias, mas não é isso, quando ouço a repercussão que um assunto teve sobre as pessoas no cotidiano, é que me dou conta do quanto aquele assunto está se tornando grave e isso aconteceu hoje, quando ouvi uma conversa de duas pessoas em defesa dos animais.

Amo cães e bichos em geral. Tenho a minha filhote, cujas fotos já postei aqui. Não gosto de ir a zoológicos pois me dá um tristeza profunda saber que aqueles bichos estão tão longe de seus habitats para poder 'atender' uma curiosidade humana. São animais? Sim. Mas são seres vivos e sofrem.Concordo com sua defesa e que precisam ser preservados. Acho válido sim, salvar bichos que estão abandonados e sofrendo maus tratos.

Enfim, entendo perfeitamente que eles precisam ser defendidos, por serem indefesos e frágeis, mas, e sempre tem um mas, um porém, um entretanto... eu acho que estão dando muito foco nesse problema. Fico surpresa em saber que muitas pessoas estão presas, sendo escravizadas pela exploração do trabalho e ninguém se compadece delas, de suas agruras. Muitas dessas pessoas são estrangeiras, vindas para o Brasil em busca de uma vida mais digna e são confinadas em confecções clandestinas, obras, atividades agrícolas e ninguém faz nada!

Preocupa-me o fato de se dar mais valor aos bichos que estão sofrendo do que irmãos que estão sendo escravizados. Estamos em pleno século XXI e por mais medieval que isso possa parecer, ainda existe escravidão humana no mundo. Preocupa-me o fato das pessoas se solidarizarem mais com animais presos do que com homens, mulheres, crianças sendo exploradas. O simples fato de não olharmos para essas pessoas, já nos torna menos humanos. Que humanismo é esse que prioriza o animal em detrimento do próximo?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...